Artigos

Redução de jornada de trabalho e salário e suspensão do contrato de trabalho

Recentemente, em 20/03/2020, publicamos orientações sobre a interrupção do contrato de trabalho, afastamento e quarentena, matérias tratadas na MP 927.

Voltamos agora a falar dos reflexos do coronavírus nas relações do trabalho, esclarecendo os pontos da MP 936/2020 que ampliou a matéria da MP 927, tratando da suspensão do contrato de trabalho e da redução de jornada e salário.

De pronto, importante esclarecer, especialmente para os leigos em direito, a diferença entre interrupção e suspensão do contrato de trabalho. A Interrupção se caracteriza pela ausência da prestação de serviços, mas com pagamento de salário e contagem de tempo de serviço, como, por exemplo, 03 dias concedidos por ocasião do casamento. Já a suspensão do contrato de trabalho se caracteriza pela ausência da prestação de serviços e também de salários, por exemplo, o afastamento por acidente do trabalho, quando o empregado não presta serviços e também não recebe salário.

Suspensão de contrato de trabalho

A MP 936, no artigo 8º. Estabelece que o “empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados pelo prazo máximo de 60 dias”.

O texto legal da MP, no artigo 1º. estabelece que a suspensão poderá ser pactuada por acordo individual. Esta é a grande novidade, eis que a suspensão do contrato de trabalho somente poderia, até agora, ocorrer através de acordo coletivo.

Imprescindível se atentar para o fato de que referido acordo, obrigatoriamente, deverá ser “por escrito”, e, evidentemente, com a anuência do empregado. Se não houver anuência, não poderá ser suspenso o contrato.

A regra da suspensão do contrato de trabalho é aplicável para empresas que tiveram faturamento, em 2019, no valor máximo de R$ 4.800.000,00.

Como dito, os empregados não prestarão serviço e nem receberão salário, e, nestes casos o empregado receberá do governo federal, através do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, o equivalente ao seguro desemprego a que tivesse direito. Certo é que referidos empregados receberão bem menos do que os salários, entretanto, não ficarão sem nenhuma renda neste período.

Alguns empresários têm nos questionado se há segurança jurídica em fazer a suspensão através de contrato individual. Nossa orientação tem sido no sentido de que a questão é delicada, de extrema incerteza, mas temos conseguido encontrar soluções analisando o caso concreto da empresa.

Redução de jornada de trabalho e salário

Outro ponto que requer atenção é a redução da jornada de trabalho e salário. A redução da jornada e salário deverá guardar proporcionalidade, e preservar o valor do salário-hora de trabalho.

Conforme inciso III do artigo 7º. Da MP 936, a redução poderá ser de: a) vinte e cinco por cento; b) cinquenta por cento; ou c) setenta por cento.

As diversas dúvidas no sentido de se alternar os dias, horário intermitente e outras serão respondidas já aplicadas ao caso concreto.

Artigo escrito pela Dra. Mirian Carvalho Salem da Carvalho Salem Advogados. Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito de Família.

Se ainda tiver dúvidas, consulte-nos pelo WhatsApp(11) 9-9583-9500

Carvalho & Salem Advogados Associados

Recent Posts

Decisão do STF mantém cobrança de Imposto de Renda sobre herança

Segundo especialistas, as decisões do STF sobre cobrança de imposto sobre herança deixam um cenário…

7 meses ago

Nova lei permite perda da herança após sentença de herdeiro indigno

Entenda o que são considerados herdeiros indignos.

8 meses ago

Imposto sobre herança pode aumentar com reforma tributária

Medida debatida na Câmara também terá impacto em tributo estadual sobre transmissão e doação. Entenda…

9 meses ago

Ganho de capital sobre bens móveis ou imóveis na Holding Familiar

Sabemos que o ganho de capital sobre os bens consiste no lucro obtido com a…

1 ano ago

Usufruto: o que é e como funciona

A Dra. Mirian Carvalho Salem explica neste artigo o que é usufruto e como ele…

1 ano ago

Entenda a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD foi aprovada em 14 de agosto de 2018 e após uma série de…

1 ano ago